244 722 498 | 916 308 046 solardocastanheiro@sapo.pt

Mais sobre a nossa terra

portfolio7
Freguesia de Bidoeira de Cima - Saúde e Área Social
Nesta área, a Bidoeira tem um Posto Médico com clínica geral e enfermagem, com atendimento ao domicílio, uma clínica privada com várias especialidades médicas e uma farmácia. O Centro de Convívio e Apoio Social Bidoeirense (Casbi), uma instituição particular de solidariedade social com estatuto de utilidade pública, presta uma notável intervenção na área social, especialmente no apoio a idosos. A Bidoeira conta também, a título privado, com uma residencial de 3ª idade, o Solar do Castanheiro.
portfolio7
Freguesia de Bidoeira de Cima - Cultura e Desporto

Na área da cultura e desporto é notória a dinâmica e a capacidade de iniciativa das gentes da Freguesia.

A Associação Filarmónica Bidoeirense, colectividade mais antiga, existe desde 1920, foi refundada em 1978 após estar inactiva desde 1954. Conta com a banda de música e uma escola com cerca de 40 alunos, desempenhando, assim, um papel de relevo ao nível da formação intelectual, cultural e artística das crianças e jovens de toda a freguesia.

O Rancho Folclórico "As Tecedeiras" é uma colectividade que pretende preservar os usos e costumes da população, através da apresentação das suas danças e cantares recolhidas na região, em actuações no país e estrangeiro (França, Alemanha e Suiça). Funcionam na Freguesia dois Centros Culturais, um na sede de Freguesia, Bidoeira de Cima, e outro no Carriço e Bidoeira de Baixo.

Na área desportiva, há um campo de jogos relvado, um em terra batida, um Pavilhão Desportivo e um Ringue Polidesportivo. O Grupo Desportivo e Recreativo Bidoeirense, fundado em 1978, participa nos campeonatos distritais e tem atletas inscritos em todos os escalões de formação, desempenhando um papel importante na formação desportiva dos jovens.

portfolio12
Freguesia de Bidoeira de Cima - História
Bidoeira de Cima é uma freguesia recente, criada em 1985, por desanexação da freguesia de Milagres.Com uma área de 15 km² e uma população de mais de 2 300 habitantes, é actualmente visível a sua industrialização, modernidade urbana e uma grande capacidade para atrair investimentos.A freguesia da Bidoeira de Cima ocupa um espaço geográfico pertencente ao concelho de Leiria e é composta por oito lugares, cujos aglomerados se encontram implantados entre a floresta e o campo. É uma freguesia caracterizada por uma vida económica com elevada dinâmica nas áreas industrial, comercial e de serviços. Os lugares da freguesia são: Bidoeira de Baixo, Bidoeira de Cima, Carriço, Casais da Bidoeira, Mata da Bidoeira, Pêga, Texugueira e Vale Coelho;
portfolio12
Feiras, festas e romarias

Feira mensal nos dias 20 de cada mês e mercado semanal ao Domingo, no largo da Feira.

Festa do Menino Jesus (primeiro fim de semana de Janeiro) e as festas anuais em honra do Imaculado Coração de Maria (4º fim de semana de Agosto) em Bidoeira de Cima. Em Bidoeira de Baixo realizam-se no 2º fim de semana de Agosto as festas anuais em honra de Nª Sra. de Fátima. Já na Texugueira é em Julho (3º fim de semana) que a população desta localidade honra os seus padroeiros, S. José e Nª Sra. da Boa Viagem. A Mata da Bidoeira e o Vale Coelho organizam também pequenas festas de cariz religioso que servem também de pretexto para passar uma boa tarde de convívio.

portfolio12
Links uteis sobre a freguesia